Movimento Uniforme

Movimento Uniforme (MU)

Definição e Considerações Iniciais:

Dizemos que um móvel está em movimento uniforme, quando ele percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Veja o exemplo abaixo:

Observe que o móvel inicia a trajetória em t igual a 0 minutos e posição 0 km, passados 20 minutos, ele tem se deslocado 60 km, 10 minutos depois deslocou-se mais 30 km, e 5 minutos depois percorreu mais 15 km. Olhando então para esse exemplo, podemos dizer que o móvel estava em movimento uniforme, haja visto que percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

Uma observação muito importante sobre o movimento uniforme é que:

“No movimento uniforme a velocidade média é igual a velocidade instantânea, que por sua vez ambas são constantes e diferente de zero”.

vm = v = cte ≠ 0

Embora a maioria dos movimentos não sejam uniformes, temos alguns exemplos que ilustram esse tipo de movimento. Um primeiro exemplo é o movimento de rotação da terra. E um outro exemplo que podemos citar é o movimento dos ponteiros de um relógio.

Se o movimento uniforme for realizado em uma trajetória retilínea, ele é chamado de movimento retilíneo e uniforme (MRU).

Função Horária:

Essa função relaciona a posição (s) com o tempo (t) de um móvel em movimento uniforme e representado por:

S = S0 + vt

Onde:

·       S é a posição final do móvel;

·       S0 é a posição inicial do móvel;

·       v é a velocidade do móvel;

·       t é o tempo gasto no deslocamento;

Essa equação mostra que, sabendo o ponto de partida do móvel (posição inicial – S0), num certo referencial, e conhecendo sua velocidade, podemos determinar sua posição futura (posição final – S) em relação ao mesmo referencial.

Gráfico da Função Horária:

Como a função horária (S = S0 + vt) é uma equação do 1º grau em relação ao tempo, o seu gráfico é representado por uma reta. No entanto, temos dois casos, como veremos a seguir:

·       Velocidade Positiva (v > 0) – Movimento Progressivo: Nesse caso, as posições crescem algebricamente com o tempo, isto é, o corpo caminha no sentido positivo da trajetória.

·       Velocidade Negativa (v > 0) – Movimento Retrogrado: Nesse caso, as posições decrescem algebricamente com o tempo, isto é, o corpo caminha no sentido contrário ao positivo da trajetória.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termometria: Escalas termométricas Celsius e Fahrenheit - Equação de Conversão.

Velocidade Média - Exercícios

Exercícios Sobre Lei de Coulomb